Na Marmoraria Belas Artes, temos um amplo portifólio de marmóres, granitos, quartzos e quartzitos, com uma grande variedade de cores, texturas e resistências, de várias origens nacionas e internacionais. Conheça a diferença entre as principais pedras e inspire-se para seu próximo projeto conosco!
qual é a Diferença entre marmóre e granito?
Clarificando uma dúvida frequente, a diferença entre marmóre e granito está na composição da pedra. Ambos são pedras naturais, o mármore é uma rocha metafórica originária do calcário, que transformou devido às altas temperaturas e pressões da Terra, e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes, podendo ser predominantemente branca, acinzentada, de coloração creme com veios escuros, esverdeadas ou ainda predominantemente pretas. Por outro lado, o granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica, possuindo cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais, dando aparência mais luminosa em comparação ao visual mais uniforme e suave do mármore.
Sendo uma pedra mais dura e forte, o granito é naturalmente mais resistente que o mármore. Entretanto, ambos podem ser utilizados em cozinhas e banheiros, já que hoje em dia existem impermeabilizantes de qualidade que permitem aumentar a resistência do mármore contra riscos, absorção de líquidos e corrosões.
O que é Quartzo ou quartzito?
Quartzo é um dos minerais mais resistentes e mais abudantes na Terra. Ele está presente em quase todos os tipos de rochas e é um constituinte essencial dos granitos, quartzitos e superfícies de quartzo. No mercado de pedras decorativas, no entanto, o quartzo se refere como uma abreviatura para superfície de quartzo, a qual é uma rocha industrializada composta por mais de 90% de quartzo natural, além de resinas e corantes. Esses compostos de quartzo têm se popularizado por oferecer uma alta resistência e facilidade de manter, além da estética que pode imitar muitas pedras naturais. Do outro lado, o quartzito é uma rocha metamórfica natural composta por 75% de quartzo junto a outros elementos (moscovita, biotita, sericita, turmalina e dumortierita), com uma formação geológica que garante uma porosidade menor e durabilidade maior, semelhante ao quartzo.